Apenas no site do CPJustiça
        
Área reservada  

Centro Protocolar de Formação
Profissional para o Setor da Justiça

       

Destaques

Outubro de 2018

Sessão de trabalho dinamizada pela ANQEP, DGEstE e IEFP

No passado dia 26 de outubro de 2018, decorreu, nas instalações do CPJustiça - Centro Protocolar de Formação Profissional para o Sector da Justiça, Núcleo de Formação de Alcoentre, uma sessão de trabalho dinamizada pela ANQEP, DGEstE e IEFP com a presença dos Centros Qualifica da Lezíria do Tejo.
Deixamos um pequeno registo fotográfico do excelente dia, em que a aprendizagem e a partilha foram protagonistas.

Outubro de 2018

Formação diversificada guarda oportunidades para vários (recl)usos

Afixado numa parede na área das oficinas de trabalho do Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC), o cartaz desafia para a “aprendizagem ao longo da vida”. À volta da frase principal, outras palavras valorizam o espaço motivacional, que, sem ser de leitura obrigatória, apresenta as doses de motivação necessárias para enfrentar os actuais tempos de reclusão. “Um projecto em crescimento” trata de dar balanço a “um desafio e uma conquista” sem esquecer “um projecto inacabado” que o saber sempre será. Outra das frases afixadas permite uma viagem no tempo traduzida num “como fui... como sou... como serei”.
Voltemos, então, ao dia de ontem para referir que, no EPC, tiveram início novos cursos nas áreas da canalização, empreendedorismo e multimédia, gestão de carreira, electromecânico de refrigeração e climatização e programador informático. Uma oferta formativa promovida pelo Centro Protocolar da Justiça (CPJ), que oferece novas aprendizagens a 75 formandos. Também em curso, actualmente na cadeia de Coimbra, estão quatro cursos de formação profissional nas áreas de refrigeração e climatização, electricista de instalações, pintura de construção civil e manutenção de edifícios.
Diário de Coimbra, terça, 23 outubro 2018

Outubro de 2018

Remodelação de Unidade Residencial do Centro Educativo da Bela Vista

A Diretora do CPJ - Centro Protocolar de Formação Profissional para o Setor da Justiça, Ana Elisa Santos desafiou a Delegada do Modatex - Delegação de Lisboa, Antónia Vaz no âmbito da Responsabilidade Social, para participar na remodelação de uma Unidade Residencial do Centro Educativo da Bela Vista, Centro este que acolhe jovens em cumprimento de medidas tutelares e educativas.
À equipa técnica da Delegação de Lisboa do Modatex, coube a confeção de cortinados, colchas e capas dos sofás, destinados aos espaços comuns e quartos dos jovens residentes no Centro da Bela Vista.
O CPJ ofereceu ao Centro Educativo da Bela Vista um baú de verga realizado na formação de “Cestaria” no Estabelecimento Prisional de Braga, para colocar na sala de convívio da nova Unidade Residencial.
O resultado final desta parceria foi partilhado pelas instituições envolvidas, tendo-se revelado uma mais valia na melhoria das condições existentes, tornando-as mais atrativas. O mesmo poderá ser apreciado nas fotos, onde é visível o “antes” e o “depois”.

* * *

* * *

* * *

* * *

Setembro de 2018

Reunião de trabalho “Educação e Formação em Estabelecimento Prisional: Passado, Presente e Futuro”

Estando o CPJ a comemorar 30 anos de existência, foi este o momento escolhido para efetuar um balanço das atividades até aqui desenvolvidas bem como trilhar novos caminhos e projetos que possam consolidar a sua atividade e projetá-la para novos patamares, sempre tendo em conta a prossecução da sua missão na reinserção socioprofissional de reclusos. Neste contexto, realizou-se no passado dia 21 de setembro, no núcleo de formação de Alcoentre, a reunião de trabalho “Educação e Formação em Estabelecimento Prisional: Passado, Presente e Futuro”. Tendo como objetivos, nomeadamente a avaliação da formação desenvolvida nos últimos anos em EP, passando por uma avaliação da realidade atual da população reclusa e por uma reflexão conjunta do atual modelo organizativo da formação profissional EP, redefinindo linhas de atuação estratégicas para o futuro.
Como oradores estiveram presentes na cerimónia o Vice-Presidente do IEFP,IP – Dr. Paulo Feliciano, o Diretor Geral de Reinserção e Serviços Prisionais – Dr. Celso Manata, a Vogal da Agência Nacional para Qualificação e o Ensino Profissional – Dra. Ana Cláudia Valente, a Presidente do Conselho de Administração do CPJ – Dra. Ana Antunes, a Diretora do Centro Protocolar da Justiça – Dra. Ana Elisa Santos, a chefe do Centro de Competências para a Gestão da Programação e das Atividades de Tratamento Prisional, - Dra. Regina Branco, a Chefe de Divisão da ANQEP, IP - Dra. Maria João Alves, o Chefe da Divisão de Qualificação do CPJ – Dr. Leandro Marques, o coordenador do Centro Qualifica do CPJ – Dr. Carlos Salgado, e o Dr. Jorge Rosado, Chefe da Divisão de Gestão Financeira.
A reunião contou com a presença dos elementos da Direção e do Corpo da Guarda Prisional dos vários Estabelecimentos Prisionais, onde o CPJ desenvolve a sua atividade formativa.”

Setembro de 2018

Cerimónia de entrega de certificados no EP Silves, Ação 5053/18

Realizou-se no passado dia 14 do corrente do corrente mês (Setembro/2018), no Estabelecimento Prisional de Silves, a cerimónia de entrega de certificados aos Formandos da ação 5053/18 – Operador/a de Informática FMC (100 horas).
Na cerimónia, estiveram presentes, além da presença de todos os Formandos que completaram a referida ação (13), o Dr. Ricardo Torrão, Diretor do Estabelecimento Prisional de Silves, a Dra. Ana Elisa da Costa Santos, Diretora do Centro Protocolar de Justiça (CPJ); a Dra. Teresa Gomes, Coordenadora do Núcleo de Planeamento, Controle de Gestão e Recursos Humanos do CPJ; o Dr. Carlos Salgado, Coordenador do Centro Qualifica do CPJ; a Dra. Sofia Pereira, Formadora responsável pela ação; o Dr. Pedro Magalhães, Técnico do Centro Qualifica do CPJ, e o Técnico de acompanhamento da formação do CPJ no EP Silves, Dr. Francisco Ferreira, bem como representantes do Corpo da Guarda Prisional do mesmo Estabelecimento Prisional.
O Senhor Diretor do EP Silves, Dr. Ricardo Torrão, começou por endereçar os parabéns a todos os Formandos que terminaram a ação de Formação, motivo de orgulho não só para os mesmos, como também para toda a equipa envolvida na sua realização. Posteriormente endereçou o seu agradecimento ao trabalho desenvolvido pela Formadora, Dra. Sofia Pereira, bem como a toda a estrutura do CPJ, pelo empenho sempre demonstrado.
Seguidamente e aproveitando as palavras do Sr. Diretor, a Dra. Ana Elisa, a Diretora do CPJ, felicitou todos os formandos e reforçou o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Dra. Sofia Pereira, tendo terminado agradecendo toda a colaboração prestada pelo EP Silves e demonstrando toda a disponibilidade, e vontade, do CPJ, para que novas ações de Formação, ali, se venham a concretizar.

Setembro de 2018

Entrega de Certificados/Diplomas a Onze Adultos do EP de Olhão

No dia 14 de Setembro de 2018, teve lugar a cerimónia de entrega de Certificados de Qualificação e Diplomas, obtidos no âmbito dos Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares de nível Básico e Secundário.
A cerimónia decorreu nas instalações do Estabelecimento Prisional de Olhão, entidade que viu 11 dos seus reclusos certificados, através do processo de RVCC Escolar promovido pelo Centro Qualifica do CPJ (CQ-CPJ).
Na cerimónia estiveram presentes o Senhor Diretor do EP Olhão - Dr. Júlio Melo, a Srª. Diretora do Centro Protocolar da Justiça (CPJ) - Drª. Ana Elisa, o Sr. Coordenador do CQ, do CPJ – Dr. Carlos Salgado, a Srª Coordenadora do Núcleo de Planeamento, Controle de Gestão e Recursos Humanos do CPJ – Drª. Teresa Gomes, o Comissário Prisional – Chefe Esteves, a Técnica Superior do EP Dra. Cármen Roque, o TORVC Dr. Pedro Magalhães, o responsável do CPJ pela formação do EP Dr. Francisco Ferreira, a formadora Dra. Sofia Pereira, a Professora Paula Serina, bem como outros convidados.

Desejamos, a todos, as maiores felicidades para o seu futuro, confiando que o aumento das qualificações escolares será uma mais-valia nas etapas seguintes das suas vidas.

Contactos

       

Sede

  Rua S. Domingos de Benfica Nº16
1500-559 LISBOA
  21 771 17 50   21 778 57 26   cpjustica@cpj.pt

Núcleo de Formação
de Alcoentre

  Vale de Moinhos
2065-016 Alcoentre
  263 480 090   263 480 099   cpjustica@cpj.pt

Copyright © 2014 CPJ - Centro Protocolar da Justiça

Apycom jQuery Menus Website Templates Layout by Atomic