Apenas no site do CPJustiça
        
Área reservada  

Centro Protocolar de Formação
Profissional para o Setor da Justiça

       

Destaques

Março de 2017

Centro Qualifica - CPJ

O CPJ tem em funcionamento um Centro Qualifica com abrangência nacional, e possibilidade de realizar certificação escolar e profissional.
Podem inscrever-se neste programa todos os adultos que não disponham de qualificação de nível básico, secundário e/ou profissional, bem como os jovens que tenham abandonado a escola e não se encontrem a trabalhar ou a estudar.

Fevereiro de 2017

Estágios pós formação na Câmara Municipal de Rio Maior

Através das medidas de apoio à reinserção patrocinadas pelo CPJ, após a frequência de cursos de Formação Profissional: “Estágios Pós-Formação” e “Formação em Contexto Real de Trabalho”, foram colocados três reclusos em Estágios Pós-Formação na Câmara Municipal de Rio Maior.

As fotos documentam o momento da assinatura dos Contratos de Estágios Pós Formação que contou com a presença da Srª Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Drª Isaura Morais, do Sr. Diretor do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, Dr. António Leitão, de onde provêm os três estagiários integrados, e a Srª Diretora do CPJ, Drª Teresa Costa Santos.

Junho de 2016

Reclusos construíram uma casa pedagógica

Cadeia de Coimbra
Construída no âmbito de cursos de formação, destina-se às crianças de mães detidas no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo

Cerca de 40 reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra construíram uma casa pedagógica para colocar à disposição das crianças cujas mães se encontram detidas no Estabelecimento Prisional Feminino de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos.
A casa pedagógica, construída no âmbito dos cursos de formação que decorrem na cadeia de Coimbra, é em madeira e com as dimensões de uma tenda de campismo. Inclui um sistema eléctrico, outro de climatização (aquecimento e arrefecimento) e um bebedouro com um sensor de movimento, de forma a que as crianças possam, de uma forma lúdica e divertida, compreender as vantagens e importância das energias renováveis.
No Estabelecimento Prisional de Coimbra estão a decorrer cursos de pintura de construção civil, electricista de instalações, refrigeração e climatização e jardinagem e espaços verdes.
Quarta-feira decorreu a actividade integradora dos três cursos promovidos pelo Centro Protocolar de Formação Profissional para o Sector da Justiça. A actividade, decorrente do tema “Energias Renováveis”, foi trabalhada durante as acções de formação, interdisciplinarmente, e abordou questões sociais, éticas, ambientais e culturais.
Na sessão de apresentação da casa pedagógica estiveram presentes, além do director do Estabelecimento Prisional de Coimbra, Orlando Carvalho, e das equipas técnicas e pedagógicas envolvidas neste processo, o coordenador da formação, Carlos Salgado, e a directora do Estabelecimento Prisional Feminino de Santa Cruz do Bispo, Paula Leão, a quem os formandos ofereceram a casa pedagógica. O Estabelecimento Prisional de Coimbra acolhe actualmente 509 reclusos.
Para além da intervenção a nível escolar, ocupacional, actividades lúdicas e de cariz sócio cultural e desportivo, a oferta formativa constitui um dos instrumentos privilegiados ao nível dos percursos de tratamento prisional, sendo assegurada também pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

José João Ribeiro


Abril de 2016

III Congresso Nacional de Formação Profissional

O CPJ participou no III Congresso Nacional de Formação Profissional no Painel Capacitação e Inclusão Social: Boas Práticas em Contexto de Trabalho, com a comunicação “Formar para (re)integrar, no contexto do cumprimento de medida judicial”.

Março de 2016

Colaboração entre a IPSS Reklusa e o CPJ

Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a IPSS Reklusa e o CPJ no sentido desta entidade promover Formação em Contexto de Trabalho e Estágios Pós-Formação a ex-formandos do CPJ, ou pessoas em cumprimento de medida penal não incluídos em Estabelecimento Prisional ou Centro Educativo.

Dezembro de 2015

Curso de Educação Formação de Adultos de Padaria/Pastelaria

No dia 7 de dezembro de 2015, na sequencia da vontade manifestada pelo grupo de formandos do Curso de Educação Formação de Adultos de Padaria/Pastelaria a decorrer no Estabelecimento Prisional de Vade Judeus, de nesta época natalícia confecionar e oferecer às crianças da Instituição Pública de Solidariedade Social, Casa do Pombal – A Mãe, bolos e doces confecionados no âmbito da componente tecnológica do seu curso, procedeu o CPJ à doação dos bolos, confecionados e acondicionados em caixas feitas e decoradas pelos formandos.
A Casa do Pombal – A Mãe está localizada em Aveiras de Cima e acolhe 20 crianças em risco desde 2005 em Centro de Acolhimento Temporário. Esta IPSS é o sonho concretizado do Padre António José Cardoso, que acolheu crianças em risco, e sensibilizou a população para a importância do apoio a esta missão. Procederam à entrega dos bolos o Coordenador do Núcleo de Formação de Alcoentre do CPJ, o Dr. Carlos Salgado, a Sra. Formadora da área de Panificação e Pastelaria Patrícia Faria e a Sra. Mediadora Dr.ª Vera Cardoso.

Novembro de 2015

Certificação Profissional CQEP

O Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional do CPJ realizou ontem dia 19 de novembro de 2015, no Núcleo de Formação de Alcoentre (NFA), mais uma Sessão de Certificação Profissional, sendo a primeira na saída profissional de Técnico de Ação Educativa.
A prova prática foi efetuada perante um júri de certificação constituído por um formador da área técnica, um representante da Associação Empresarial do Concelho do Rio Maior- AECRM- e um representante de um sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas – STFPSSRA.

Novembro de 2015

Certificação Profissional CQEP (Primeira Sessão)

O Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional do CPJ (CQEP_CPJustiça), realizou no dia 11 de novembro de 2015, no Núcleo de Formação de Alcoentre (NFA), a primeira Sessão de Certificação Profissional, na saída profissional de Técnico/a Administrativo/a.
A prova prática foi efetuada perante um júri de certificação constituído por um formador da área técnica, um representante da Associação Empresarial do Concelho do Rio Maior- AECRM- e um representante de um sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas – STFPSSRA.

Outubro de 2015

Jardim Botânico acolhe estagiários do Estabelecimento Prisional

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) assinou ontem um protocolo com o Centro de Formação Profissional para o Setor da Justiça (CPJ). Neste acordo está prevista a integração de dois estagiários, vindos do Curso Profissional de Jardinagem e Espaços Verdes, a decorrer no Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC).
Os dois elementos vão integrar o grupo de estagiários - vindos de várias instituições - que iniciaram recentemente a sua formação prática no JBUC. A direção do jardim espera que esta experiência "promova a integração na vida ativa dos novos membros."
Refira-se que o contrato de formação prática em contexto de trabalho foi assinado polo diretor do JBUC, António Gouveia, pela diretora do CPJ, Teresa Costa Santos, e pelo diretor do EPC, Orlando carvalho.

Junho de 2015

CE Olivais na final nacional do concurso INOVA

Decorreu no passado dia 5 de junho, nas instalações do Seminário Torre d’Aguilha, em S. Domingos de Rana, a final nacional do concurso INOVA, na qual esteve presente uma representação do CE Olivais.

Junho de 2015

Projeto “Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional”

O CPJ foi convidado, pela ANQEP, a participar no projeto “Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional”. Convite que muito nos honra e, o qual, desde já agradecemos.

Junho de 2015

EP Linhó, Mês da Saúde e Desporto

Integrado no Mês da Saúde e Desporto, o CPJ promoveu, no Estabelecimento Prisional do Linhó, no âmbito do desenvolvimento da ação de Formação de Técnico/a de Apoio à Gestão Desportiva, um plano de atividades que contou com a colaboração de diversas instituições e individualidades ligadas ao tema, concretamente as instituições: “Abraço”; “Companheiro”; “ARSLVT” (Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo); “APF” (Associação para o Planeamento Familiar) e ainda, Telma Monteiro; Célio Dias (Judocas); João Capela (arbitro de futebol; Rui Pedro Silva (Equipa de Prevenção e Tratamento de Oeiras do Centro de Respostas Integradas de Lisboa Ocidental). A todos, o agradecimento do CPJ.

Contactos

       

Sede

  Rua S. Domingos de Benfica Nº16
1500-559 LISBOA
  21 771 17 50   21 778 57 26   cpjustica@cpj.pt

Núcleo de Formação
de Alcoentre

  Vale de Moinhos
2065-016 Alcoentre
  263 480 090   263 480 099   cpjustica@cpj.pt

Copyright © 2014 CPJ - Centro Protocolar da Justiça

Apycom jQuery Menus Website Templates Layout by Atomic