Apenas no site do CPJustiça
        
Área reservada  

Centro Protocolar de Formação
Profissional para o Setor da Justiça

       

Noticias e Eventos

  • Agosto de 2017

    Coimbra: Prisão com formação em ambiente e energias renováveis

    “Ambiente e Energias Renováveis” foi o tema de uma acção que decorreu, ontem, nas instalações do Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC), com o objectivo de divulgar o trabalho desenvolvido pelos formandos.
    A iniciativa foi organizada pelos cursos EFA B3 de electricista de instalações e canalizador, promovidos pelo CPJ – Centro Protocolar de Formação Profissional para o Sector da Justiça.
    À comunidade do EPC foi apresentado um ‘powerpoint’ e distribuída uma pequena brochura com os cursos, textos relativos à importância das energias renováveis e dicas para a poupança energética.
    Foram igualmente apresentados os resultados de um inquérito aplicado à população institucionalizada, que visava avaliar dos hábitos de consumo de água e energia eléctrica no interior do EPC e duas maquetas construídas pelos formandos, uma relacionada com a água e outra com a energia eólica.
    Para além da presença dos formandos e equipa pedagógica, de todos os cursos do CPJ a decorrer em Coimbra, estiveram presentes nesta actividade elementos da equipa técnica do EPC, o coordenador da formação do CPJ, Carlos Salgado, e o director do Estabelecimento Prisional, Orlando Carvalho.
    Esteve também presente, como convidado externo, Fernando Rebelo, chefe da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra, que parabenizou os formandos, pela sua iniciativa, e teceu alguns comentários finais relativamente à importância das energias renováveis na promoção de um futuro mais sustentável.
    A actividade terminou com a apresentação de um teatro de sombras e um lanche-convívio.
  • Fevereiro de 2017

    Curso de Técnico/a de Soldadura (4043/15) a decorrer no Núcleo Formação de Alcoentre

    Os formandos do curso de Técnico/a de Soldadura (4043/15) a decorrer no Núcleo Formação de Alcoentre estão a colaborar na adaptação da estrutura de uma estufa da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, que se destina a ser instalada no estabelecimento Prisional de Viseu para produção agrícola.
    Através deste tipo de atividades é possível desenvolver experiencias de aprendizagem equiparadas às encontradas em contexto real de trabalho, quer no que concerne às competências técnicas adquiridas como na qualidade de execução, fundamentais à boa concretização dos projetos.
  • Setembro de 2016

    Linha da Frente (XVIII)

    Reportagem da RPT, programa Linha da Frente, com imagens da Ação de Formação de Cozinha no EP Tires, ministrada pelo CPJ.

  • Setembro de 2016

    Ação de Formação FMC de Operador de Jardinagem no EP Coimbra

    A Ação de Formação Modular Certificada do cursos de Operador de Jardinagem, com a duração de 300 horas que decorreu em Coimbra, deixou “bom rasto”...

    No final da ação, no dia 21 de Junho de 2016, os 13 formandos apresentaram aos colaboradores do EP de Coimbra, os vários espaços do jardim por eles criado, em diversos estilos: romântico, clássico, contemporâneo e jardim de aromáticas. Por último, deu-se a conhecer o local dos viveiros onde se propagam as plantas do jardim, e o local de compostagem.

    Os formandos prepararam uma surpresa agraciando os seus convidados com a oferta de um pequeno vaso da planta Suculenta. No final, houve um lanche que proporcionou um simpático momento de convívio com todos os participantes.

  • Junho de 2016

    Visita da Escola de Hotelaria ao Curso de Pasteleiro Padeiro

    No dia 7 do corrente, o Curso de Pasteleiro/Padeiro, do CPJ a decorrer no Estabelecimento Prisional de Vale Judeus, recebeu a visita de alguns elementos da turma de Padaria, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.

    Estes elementos constituíram grupos, onde integraram os formandos do Curso de Pasteleiro/Padeiro e em conjunto, procederam à confecção de produtos, seguindo receitas que trouxeram, nomeadamente: “Bolo Mármore, Laricas e Pão Tigre”.

    Tratou-se de uma experiência muito enriquecedora para os formandos que, em regime de reclusão, estando privados no imediato, de trocar saberes com o mundo exterior, tiveram neste encontro, a oportunidade de contactar com formandos da mesma área profissional, alargando horizontes e expandindo conhecimentos.

  • Abril de 2016

    III Congresso Nacional de Formação Profissional

    O CPJ participou no III Congresso Nacional de Formação Profissional no Painel Capacitação e Inclusão Social: Boas Práticas em Contexto de Trabalho, com a comunicação “Formar para (re)integrar, no contexto do cumprimento de medida judicial”..

  • Dezembro de 2015

    Árvore de Natal de 2015 do CPJ

    A árvore de Natal de 2015 do CPJ, foi concebida e amavelmente oferecida ao CPJ pelos nossos formandos do Curso EFA B2 de Marcenaria a decorrer no Centro Educativo Padre António Oliveira.

  • Dezembro de 2015

    Curso de Educação Formação de Adultos de Padaria/Pastelaria

    No dia 7 de dezembro de 2015, na sequencia da vontade manifestada pelo grupo de formandos do Curso de Educação Formação de Adultos de Padaria/Pastelaria a decorrer no Estabelecimento Prisional de Vade Judeus, de nesta época natalícia confecionar e oferecer às crianças da Instituição Pública de Solidariedade Social, Casa do Pombal – A Mãe, bolos e doces confecionados no âmbito da componente tecnológica do seu curso, procedeu o CPJ à doação dos bolos, confecionados e acondicionados em caixas feitas e decoradas pelos formandos.
    A Casa do Pombal – A Mãe está localizada em Aveiras de Cima e acolhe 20 crianças em risco desde 2005 em Centro de Acolhimento Temporário. Esta IPSS é o sonho concretizado do Padre António José Cardoso, que acolheu crianças em risco, e sensibilizou a população para a importância do apoio a esta missão. Procederam à entrega dos bolos o Coordenador do Núcleo de Formação de Alcoentre do CPJ, o Dr. Carlos Salgado, a Sra. Formadora da área de Panificação e Pastelaria Patrícia Faria e a Sra. Mediadora Dr.ª Vera Cardoso.

  • Outubro de 2015

    Jardim Botânico acolhe estagiários do Estabelecimento Prisional

    O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) assinou ontem um protocolo com o Centro de Formação Profissional para o Setor da Justiça (CPJ). Neste acordo está prevista a integração de dois estagiários, vindos do Curso Profissional de Jardinagem e Espaços Verdes, a decorrer no Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC).
    Os dois elementos vão integerar o grupo de estagiários - vindos de várias instituições - que iniciaram recentemente a sua formação prática no JBUC. A direção do jardim espera que esta experiência "promova a integração na vida ativa dos novos membros."
    Refira-se que o contrato de formação prática em contexto de trabalaho foi assinado polo diretor do JBUC, António Gouveia, pela diretora do CPJ, Teresa Costa Santos, e pelo diretor do EPC, Orlando carvalho.

  • Junho de 2015

    CE Olivais na final nacional do concurso INOVA

    Decorreu no passado dia 5 de junho, nas instalações do Seminário Torre d’Aguilha, em S. Domingos de Rana, a final nacional do concurso INOVA, na qual esteve presente uma representação do CE Olivais.

  • Junho de 2015

    Projeto “Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional”

    O CPJ foi convidado, pela ANQEP, a participar no projeto “Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional”. Convite que muito nos honra e, o qual, desde já agradecemos.

  • Junho de 2015

    EP Linhó, Mês da Saúde e Desporto

    Integrado no Mês da Saúde e Desporto, o CPJ promoveu, no Estabelecimento Prisional do Linhó, no âmbito do desenvolvimento da ação de Formação de Técnico/a de Apoio à Gestão Desportiva, um plano de atividades que contou com a colaboração de diversas instituições e individualidades ligadas ao tema, concretamente as instituições: “Abraço”; “Companheiro”; “ARSLVT” (Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo); “APF” (Associação para o Planeamento Familiar) e ainda, Telma Monteiro; Célio Dias (Judocas); João Capela (arbitro de futebol; Rui Pedro Silva (Equipa de Prevenção e Tratamento de Oeiras do Centro de Respostas Integradas de Lisboa Ocidental). A todos, o agradecimento do CPJ.

  • Abril de 2015

    EP Coimbra ao Centro Social de S. José, "Diário das Beiras"

    No passado mês de abril, no âmbito de uma deslocação de reclusos do EP Coimbra ao Centro Social de S. José, o Dr. Jorge Rosado, Diretor-interino do CPJ, declarou ao Diário das Beiras, passo a citar: “Não procuramos apenas incutir competências técnicas, mas também valores humanos, para que possamos prevenir a reincidência e promover a inserção social”.

Contactos

       

Sede

  Rua S. Domingos de Benfica Nº16
1500-559 LISBOA
  21 771 17 50   21 778 57 26   cpjustica@cpj.pt

Núcleo de Formação
de Alcoentre

  Vale de Moinhos
2065-016 Alcoentre
  263 480 090   263 480 099   cpjustica@cpj.pt

Copyright © 2014 CPJ - Centro Protocolar da Justiça

Apycom jQuery Menus Website Templates Layout by Atomic