Apenas no site do CPJustiça
        
Área reservada  

Centro Protocolar de Formação
Profissional para o Setor da Justiça

       

Noticias e Eventos

  • Outubro de 2018

    Sessão de trabalho dinamizada pela ANQEP, DGEstE e IEFP

    No passado dia 26 de outubro de 2018, decorreu, nas instalações do CPJustiça - Centro Protocolar de Formação Profissional para o Sector da Justiça, Núcleo de Formação de Alcoentre, uma sessão de trabalho dinamizada pela ANQEP, DGEstE e IEFP com a presença dos Centros Qualifica da Lezíria do Tejo.
    Deixamos um pequeno registo fotográfico do excelente dia, em que a aprendizagem e a partilha foram protagonistas.
  • Outubro de 2018

    Formação diversificada guarda oportunidades para vários (recl)usos

    Afixado numa parede na área das oficinas de trabalho do Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC), o cartaz desafia para a “aprendizagem ao longo da vida”. À volta da frase principal, outras palavras valorizam o espaço motivacional, que, sem ser de leitura obrigatória, apresenta as doses de motivação necessárias para enfrentar os actuais tempos de reclusão. “Um projecto em crescimento” trata de dar balanço a “um desafio e uma conquista” sem esquecer “um projecto inacabado” que o saber sempre será. Outra das frases afixadas permite uma viagem no tempo traduzida num “como fui... como sou... como serei”.
    Voltemos, então, ao dia de ontem para referir que, no EPC, tiveram início novos cursos nas áreas da canalização, empreendedorismo e multimédia, gestão de carreira, electromecânico de refrigeração e climatização e programador informático. Uma oferta formativa promovida pelo Centro Protocolar da Justiça (CPJ), que oferece novas aprendizagens a 75 formandos. Também em curso, actualmente na cadeia de Coimbra, estão quatro cursos de formação profissional nas áreas de refrigeração e climatização, electricista de instalações, pintura de construção civil e manutenção de edifícios.
  • Outubro de 2018

    Remodelação de Unidade Residencial do Centro Educativo da Bela Vista

    A Diretora do CPJ - Centro Protocolar de Formação Profissional para o Setor da Justiça, Ana Elisa Santos desafiou a Delegada do Modatex - Delegação de Lisboa, Antónia Vaz no âmbito da Responsabilidade Social, para participar na remodelação de uma Unidade Residencial do Centro Educativo da Bela Vista, Centro este que acolhe jovens em cumprimento de medidas tutelares e educativas.
    À equipa técnica da Delegação de Lisboa do Modatex, coube a confeção de cortinados, colchas e capas dos sofás, destinados aos espaços comuns e quartos dos jovens residentes no Centro da Bela Vista.
    O CPJ ofereceu ao Centro Educativo da Bela Vista um baú de verga realizado na formação de “Cestaria” no Estabelecimento Prisional de Braga, para colocar na sala de convívio da nova Unidade Residencial.
    O resultado final desta parceria foi partilhado pelas instituições envolvidas, tendo-se revelado uma mais valia na melhoria das condições existentes, tornando-as mais atrativas. O mesmo poderá ser apreciado nas fotos, onde é visível o “antes” e o “depois”.

    * * *

    * * *

    * * *

    * * *
  • Setembro de 2018

    Reunião de trabalho “Educação e Formação em Estabelecimento Prisional: Passado, Presente e Futuro”

    Estando o CPJ a comemorar 30 anos de existência, foi este o momento escolhido para efetuar um balanço das atividades até aqui desenvolvidas bem como trilhar novos caminhos e projetos que possam consolidar a sua atividade e projetá-la para novos patamares, sempre tendo em conta a prossecução da sua missão na reinserção socioprofissional de reclusos. Neste contexto, realizou-se no passado dia 21 de setembro, no núcleo de formação de Alcoentre, a reunião de trabalho “Educação e Formação em Estabelecimento Prisional: Passado, Presente e Futuro”. Tendo como objetivos, nomeadamente a avaliação da formação desenvolvida nos últimos anos em EP, passando por uma avaliação da realidade atual da população reclusa e por uma reflexão conjunta do atual modelo organizativo da formação profissional EP, redefinindo linhas de atuação estratégicas para o futuro.
    Como oradores estiveram presentes na cerimónia o Vice-Presidente do IEFP,IP – Dr. Paulo Feliciano, o Diretor Geral de Reinserção e Serviços Prisionais – Dr. Celso Manata, a Vogal da Agência Nacional para Qualificação e o Ensino Profissional – Dra. Ana Cláudia Valente, a Presidente do Conselho de Administração do CPJ – Dra. Ana Antunes, a Diretora do Centro Protocolar da Justiça – Dra. Ana Elisa Santos, a chefe do Centro de Competências para a Gestão da Programação e das Atividades de Tratamento Prisional, - Dra. Regina Branco, a Chefe de Divisão da ANQEP, IP - Dra. Maria João Alves, o Chefe da Divisão de Qualificação do CPJ – Dr. Leandro Marques, o coordenador do Centro Qualifica do CPJ – Dr. Carlos Salgado, e o Dr. Jorge Rosado, Chefe da Divisão de Gestão Financeira.
    A reunião contou com a presença dos elementos da Direção e do Corpo da Guarda Prisional dos vários Estabelecimentos Prisionais, onde o CPJ desenvolve a sua atividade formativa.”
  • Setembro de 2018

    Cerimónia de entrega de certificados no EP Silves, Ação 5053/18

    Realizou-se no passado dia 14 do corrente do corrente mês (Setembro/2018), no Estabelecimento Prisional de Silves, a cerimónia de entrega de certificados aos Formandos da ação 5053/18 – Operador/a de Informática FMC (100 horas).
    Na cerimónia, estiveram presentes, além da presença de todos os Formandos que completaram a referida ação (13), o Dr. Ricardo Torrão, Diretor do Estabelecimento Prisional de Silves, a Dra. Ana Elisa da Costa Santos, Diretora do Centro Protocolar de Justiça (CPJ); a Dra. Teresa Gomes, Coordenadora do Núcleo de Planeamento, Controle de Gestão e Recursos Humanos do CPJ; o Dr. Carlos Salgado, Coordenador do Centro Qualifica do CPJ; a Dra. Sofia Pereira, Formadora responsável pela ação; o Dr. Pedro Magalhães, Técnico do Centro Qualifica do CPJ, e o Técnico de acompanhamento da formação do CPJ no EP Silves, Dr. Francisco Ferreira, bem como representantes do Corpo da Guarda Prisional do mesmo Estabelecimento Prisional.
    O Senhor Diretor do EP Silves, Dr. Ricardo Torrão, começou por endereçar os parabéns a todos os Formandos que terminaram a ação de Formação, motivo de orgulho não só para os mesmos, como também para toda a equipa envolvida na sua realização. Posteriormente endereçou o seu agradecimento ao trabalho desenvolvido pela Formadora, Dra. Sofia Pereira, bem como a toda a estrutura do CPJ, pelo empenho sempre demonstrado.
    Seguidamente e aproveitando as palavras do Sr. Diretor, a Dra. Ana Elisa, a Diretora do CPJ, felicitou todos os formandos e reforçou o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Dra. Sofia Pereira, tendo terminado agradecendo toda a colaboração prestada pelo EP Silves e demonstrando toda a disponibilidade, e vontade, do CPJ, para que novas ações de Formação, ali, se venham a concretizar.
  • Setembro de 2018

    Entrega de Certificados/Diplomas a Onze Adultos do EP de Olhão

    No dia 14 de Setembro de 2018, teve lugar a cerimónia de entrega de Certificados de Qualificação e Diplomas, obtidos no âmbito dos Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares de nível Básico e Secundário.
    A cerimónia decorreu nas instalações do Estabelecimento Prisional de Olhão, entidade que viu 11 dos seus reclusos certificados, através do processo de RVCC Escolar promovido pelo Centro Qualifica do CPJ (CQ-CPJ).
    Na cerimónia estiveram presentes o Senhor Diretor do EP Olhão - Dr. Júlio Melo, a Srª. Diretora do Centro Protocolar da Justiça (CPJ) - Drª. Ana Elisa, o Sr. Coordenador do CQ, do CPJ – Dr. Carlos Salgado, a Srª Coordenadora do Núcleo de Planeamento, Controle de Gestão e Recursos Humanos do CPJ – Drª. Teresa Gomes, o Comissário Prisional – Chefe Esteves, a Técnica Superior do EP Dra. Cármen Roque, o TORVC Dr. Pedro Magalhães, o responsável do CPJ pela formação do EP Dr. Francisco Ferreira, a formadora Dra. Sofia Pereira, a Professora Paula Serina, bem como outros convidados.

    Desejamos, a todos, as maiores felicidades para o seu futuro, confiando que o aumento das qualificações escolares será uma mais-valia nas etapas seguintes das suas vidas.
  • Setembro de 2018

    Entrega de Certificados/Diplomas a Doze Adultos do EP de Alcoentre

    No passado dia 12 de setembro de 2018, teve lugar a cerimónia de entrega de Certificados de Qualificação e Diplomas, obtidos no âmbito dos Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares de nível Básico e Secundário.
    A cerimónia decorreu no espaço escolar do Estabelecimento Prisional de Alcoentre (EPA), entidade que viu 12 dos seus reclusos certificados, através do processo de RVCC Escolar promovido pelo Centro Qualifica do CPJ (CQ-CPJ). Na cerimónia estiveram presentes o Senhor Diretor do EPA - Dr. Antonio Leitão, a Srª. Diretora do Centro Protocolar da Justiça (CPJ) - Drª. Ana Elisa, o Sr. Coordenador do CQ, do CPJ – Dr. Carlos Salgado, a Srª Coordenadora do Núcleo de Planeamento, Controle de Gestão e Recursos Humanos do CPJ – Drª. Teresa Gomes, a Srª Adjunta p/ Área do Tratamento Prisional e Cuidados de Saúde – Drª. Piedade Rufino, o Comissário Prisional – Sr. Vítor de Almeida Gouveia, as TORVC Drª Ana Soares e Cláudia Alves, bem como técnicos do Estabelecimento Prisional e outros convidados.
    Desejamos, a todos, as maiores felicidades para o seu futuro, confiando que o aumento das qualificações escolares será uma mais-valia nas etapas seguintes das suas vidas.
  • Agosto de 2018

    No Estabelecimento Prisional de Coimbra Reclusos apresentaram trabalhos finais dos cursos de formação

    O Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC) acolheu a apresentação dos cursos de formação do Centro Protocolar de Formação Profissional de Coimbra (CPJ), que garante aos reclusos a certificação escolar do 9.º ano de escolaridade e o nível II em termos profissionais, nas áreas de canalizador e electricista de instalações.
    Estes cursos, cujo tema era “A Aprendizagem ao Longo da Vida: contexto pessoal, formativo e profissional”, tiveram como principal objectivo “a partilha e evidência de competências adquiridas ao longo da vida nos diversos contextos (pessoal, formativo e profissional)”, revela o Estabelecimento Prisional. Os reclusos apresentaram, num contexto mais reflexivo, quadras e relatos de histórias de vida, bem como os trabalhos desenvolvidos nas áreas da formação tecnológica ao longo do presente ano.
    A sessão contou, ainda, com a entrega de folhetos com partilha de informação relevante e de marcadores alusivos ao evento.
    Trabalhos executados pelos reclusos estiveram em exposição no EPC

    Como convidados desta iniciativa estiveram presentes o director do Estabelecimento Prisional de Coimbra, Orlando Carvalho; o coordenador da formação do CPJ, Carlos Salgado; a subdirectora responsável pela área pedagógica, Dora Parada; entre outras técnicas de reeducação do EPC, e toda a equipa pedagógica que acompanhou os cursos. Assistiram, igualmente, à apresentação, os formandos dos restantes cursos do CPJ a decorrer no EPC.
  • Julho de 2018

    Entrega de certificados do Centro Qualifica no EP Leiria

    “No passado dia 26 de julho decorreu, no Estabelecimento Prisional Regional de Leiria, a cerimónia de entrega de certificados, na qual estiveram presentes nove Adultos que concluíram o 12º ano de escolaridade através do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).
    Desejamos as maiores felicidades para o futuro de todos que concluíram o processo de RVCC, acreditando que esta certificação será uma mais-valia nas etapas seguintes das suas vidas e na reinserção socioprofissional!
  • Maio de 2018

    Serviços de Transportes assinou protocolo com a DGRSP e o CPJ SMTUC vão ajudar na reintegração de ex-reclusos

    Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), a Direcção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP)e o Centro Protocolar de Formação Profissional para o Sector da Justiça (CPJ) assinaram, na passada semana, um protocolo de colaboração, cujo objectivo principal é a reintegração social e profissional de ex-reclusos.
    A parceria entre as três entidades prevê a cooperação entre si, no sentido de proporcionar “formação prática em contexto de trabalho e estágios pós-formação profissional”, destinado a formandos e ex-formandos do CPJ, “uma experiência relevante de aquisição de competências profissionais, pessoais e sociais em contexto real de trabalho”, revelam os promotores do acordo.
    Os responsáveis pelas instituições parceiras estiveram de acordo quanto à importância deste protocolo, que, consideram “irá contribuir, de modo determinante, para o sucesso da reintegração social e profissional dos abrangidos que, recorde-se, serão provenientes dos cursos do CPJ a decorrer nos Estabelecimentos Prisionais e Centros Educativos”.
    Na cerimónia de assinatura do protocolo esteve Jorge Alves, presidente dos SMTUC e vereador da Câmara Municipal de Coimbra; Ana Elisa Costa Santos, directora do CPJ; além dos vereadores Regina Bento e Francisco Queirós, do director do Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC), Orlando Carvalho; e da diretora do Centro Educativo dos Olivais (CEO), Ângela Portugal. Dora Parada, adjunta da Direcção do EPC, e Carlos Salgado, coordenador do Centro Qualifica do CPJ, também marcaram presença.
  • Agosto de 2017

    Coimbra: Prisão com formação em ambiente e energias renováveis

    “Ambiente e Energias Renováveis” foi o tema de uma acção que decorreu, ontem, nas instalações do Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC), com o objectivo de divulgar o trabalho desenvolvido pelos formandos.
    A iniciativa foi organizada pelos cursos EFA B3 de electricista de instalações e canalizador, promovidos pelo CPJ – Centro Protocolar de Formação Profissional para o Sector da Justiça.
    À comunidade do EPC foi apresentado um ‘powerpoint’ e distribuída uma pequena brochura com os cursos, textos relativos à importância das energias renováveis e dicas para a poupança energética.
    Foram igualmente apresentados os resultados de um inquérito aplicado à população institucionalizada, que visava avaliar dos hábitos de consumo de água e energia eléctrica no interior do EPC e duas maquetas construídas pelos formandos, uma relacionada com a água e outra com a energia eólica.
    Para além da presença dos formandos e equipa pedagógica, de todos os cursos do CPJ a decorrer em Coimbra, estiveram presentes nesta actividade elementos da equipa técnica do EPC, o coordenador da formação do CPJ, Carlos Salgado, e o director do Estabelecimento Prisional, Orlando Carvalho.
    Esteve também presente, como convidado externo, Fernando Rebelo, chefe da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra, que parabenizou os formandos, pela sua iniciativa, e teceu alguns comentários finais relativamente à importância das energias renováveis na promoção de um futuro mais sustentável.
    A actividade terminou com a apresentação de um teatro de sombras e um lanche-convívio.
  • Fevereiro de 2017

    Curso de Técnico/a de Soldadura (4043/15) a decorrer no Núcleo Formação de Alcoentre

    Os formandos do curso de Técnico/a de Soldadura (4043/15) a decorrer no Núcleo Formação de Alcoentre estão a colaborar na adaptação da estrutura de uma estufa da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, que se destina a ser instalada no estabelecimento Prisional de Viseu para produção agrícola.
    Através deste tipo de atividades é possível desenvolver experiencias de aprendizagem equiparadas às encontradas em contexto real de trabalho, quer no que concerne às competências técnicas adquiridas como na qualidade de execução, fundamentais à boa concretização dos projetos.
  • Setembro de 2016

    Linha da Frente (XVIII)

    Reportagem da RPT, programa Linha da Frente, com imagens da Ação de Formação de Cozinha no EP Tires, ministrada pelo CPJ.

  • Setembro de 2016

    Ação de Formação FMC de Operador de Jardinagem no EP Coimbra

    A Ação de Formação Modular Certificada do cursos de Operador de Jardinagem, com a duração de 300 horas que decorreu em Coimbra, deixou “bom rasto”...

    No final da ação, no dia 21 de Junho de 2016, os 13 formandos apresentaram aos colaboradores do EP de Coimbra, os vários espaços do jardim por eles criado, em diversos estilos: romântico, clássico, contemporâneo e jardim de aromáticas. Por último, deu-se a conhecer o local dos viveiros onde se propagam as plantas do jardim, e o local de compostagem.

    Os formandos prepararam uma surpresa agraciando os seus convidados com a oferta de um pequeno vaso da planta Suculenta. No final, houve um lanche que proporcionou um simpático momento de convívio com todos os participantes.

  • Junho de 2016

    Visita da Escola de Hotelaria ao Curso de Pasteleiro Padeiro

    No dia 7 do corrente, o Curso de Pasteleiro/Padeiro, do CPJ a decorrer no Estabelecimento Prisional de Vale Judeus, recebeu a visita de alguns elementos da turma de Padaria, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.

    Estes elementos constituíram grupos, onde integraram os formandos do Curso de Pasteleiro/Padeiro e em conjunto, procederam à confecção de produtos, seguindo receitas que trouxeram, nomeadamente: “Bolo Mármore, Laricas e Pão Tigre”.

    Tratou-se de uma experiência muito enriquecedora para os formandos que, em regime de reclusão, estando privados no imediato, de trocar saberes com o mundo exterior, tiveram neste encontro, a oportunidade de contactar com formandos da mesma área profissional, alargando horizontes e expandindo conhecimentos.

  • Abril de 2016

    III Congresso Nacional de Formação Profissional

    O CPJ participou no III Congresso Nacional de Formação Profissional no Painel Capacitação e Inclusão Social: Boas Práticas em Contexto de Trabalho, com a comunicação “Formar para (re)integrar, no contexto do cumprimento de medida judicial”..

  • Dezembro de 2015

    Árvore de Natal de 2015 do CPJ

    A árvore de Natal de 2015 do CPJ, foi concebida e amavelmente oferecida ao CPJ pelos nossos formandos do Curso EFA B2 de Marcenaria a decorrer no Centro Educativo Padre António Oliveira.

  • Dezembro de 2015

    Curso de Educação Formação de Adultos de Padaria/Pastelaria

    No dia 7 de dezembro de 2015, na sequencia da vontade manifestada pelo grupo de formandos do Curso de Educação Formação de Adultos de Padaria/Pastelaria a decorrer no Estabelecimento Prisional de Vade Judeus, de nesta época natalícia confecionar e oferecer às crianças da Instituição Pública de Solidariedade Social, Casa do Pombal – A Mãe, bolos e doces confecionados no âmbito da componente tecnológica do seu curso, procedeu o CPJ à doação dos bolos, confecionados e acondicionados em caixas feitas e decoradas pelos formandos.
    A Casa do Pombal – A Mãe está localizada em Aveiras de Cima e acolhe 20 crianças em risco desde 2005 em Centro de Acolhimento Temporário. Esta IPSS é o sonho concretizado do Padre António José Cardoso, que acolheu crianças em risco, e sensibilizou a população para a importância do apoio a esta missão. Procederam à entrega dos bolos o Coordenador do Núcleo de Formação de Alcoentre do CPJ, o Dr. Carlos Salgado, a Sra. Formadora da área de Panificação e Pastelaria Patrícia Faria e a Sra. Mediadora Dr.ª Vera Cardoso.

  • Outubro de 2015

    Jardim Botânico acolhe estagiários do Estabelecimento Prisional

    O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) assinou ontem um protocolo com o Centro de Formação Profissional para o Setor da Justiça (CPJ). Neste acordo está prevista a integração de dois estagiários, vindos do Curso Profissional de Jardinagem e Espaços Verdes, a decorrer no Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC).
    Os dois elementos vão integerar o grupo de estagiários - vindos de várias instituições - que iniciaram recentemente a sua formação prática no JBUC. A direção do jardim espera que esta experiência "promova a integração na vida ativa dos novos membros."
    Refira-se que o contrato de formação prática em contexto de trabalaho foi assinado polo diretor do JBUC, António Gouveia, pela diretora do CPJ, Teresa Costa Santos, e pelo diretor do EPC, Orlando carvalho.

  • Junho de 2015

    CE Olivais na final nacional do concurso INOVA

    Decorreu no passado dia 5 de junho, nas instalações do Seminário Torre d’Aguilha, em S. Domingos de Rana, a final nacional do concurso INOVA, na qual esteve presente uma representação do CE Olivais.

  • Junho de 2015

    Projeto “Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional”

    O CPJ foi convidado, pela ANQEP, a participar no projeto “Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional”. Convite que muito nos honra e, o qual, desde já agradecemos.

  • Junho de 2015

    EP Linhó, Mês da Saúde e Desporto

    Integrado no Mês da Saúde e Desporto, o CPJ promoveu, no Estabelecimento Prisional do Linhó, no âmbito do desenvolvimento da ação de Formação de Técnico/a de Apoio à Gestão Desportiva, um plano de atividades que contou com a colaboração de diversas instituições e individualidades ligadas ao tema, concretamente as instituições: “Abraço”; “Companheiro”; “ARSLVT” (Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo); “APF” (Associação para o Planeamento Familiar) e ainda, Telma Monteiro; Célio Dias (Judocas); João Capela (arbitro de futebol; Rui Pedro Silva (Equipa de Prevenção e Tratamento de Oeiras do Centro de Respostas Integradas de Lisboa Ocidental). A todos, o agradecimento do CPJ.

  • Abril de 2015

    EP Coimbra ao Centro Social de S. José, "Diário das Beiras"

    No passado mês de abril, no âmbito de uma deslocação de reclusos do EP Coimbra ao Centro Social de S. José, o Dr. Jorge Rosado, Diretor-interino do CPJ, declarou ao Diário das Beiras, passo a citar: “Não procuramos apenas incutir competências técnicas, mas também valores humanos, para que possamos prevenir a reincidência e promover a inserção social”.

Contactos

       

Sede

  Rua S. Domingos de Benfica Nº16
1500-559 LISBOA
  21 771 17 50   21 778 57 26   cpjustica@cpj.pt

Núcleo de Formação
de Alcoentre

  Vale de Moinhos
2065-016 Alcoentre
  263 480 090   263 480 099   cpjustica@cpj.pt

Copyright © 2014 CPJ - Centro Protocolar da Justiça

Apycom jQuery Menus Website Templates Layout by Atomic