Centro Qualifica
O Centro Qualifica do CPJ desenvolve a sua atividade em todos os Estabelecimentos Prisionais (EP) e Centros Educativos (CE), é um centro especializado em qualificação de adultos, vocacionado para a informação, o aconselhamento e o encaminhamento para ofertas de educação e formação profissional de adultos com idade igual ou superior a 18 anos que procuram uma qualificação.
É uma estrutura do Sistema Nacional de Qualificações e destina-se a todos os que procuram uma qualificação, tendo em vista o prosseguimento de estudos e/ou uma transição/reconversão para o mercado de trabalho.
O Centro também desenvolve processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) adquiridas pelos adultos ao longo da vida, por vias formais, informais e não formais, na sua vertente escolar, profissional ou de dupla certificação, em diversas áreas de educação e formação.
O Centro Qualifica do CPJ está vocacionado e tem uma especial incidência para os cidadãos à guarda da Direção-geral da Reinserção e Serviços Prisionais, aqueles que cumprem penas privativas de liberdade ou medidas cautelares de internamento, assumindo-se como um meio basilar ao seu processo de reinserção social.
Esta estrutura está ao serviço de todos, incluindo público em geral da NUT III da Lezíria do Tejo, que procuram uma qualificação com vista ao prosseguimento de estudos e/ou a uma transição/reconversão para o mercado de trabalho, tendo em vista a sua empregabilidade e inclusão social.
Integra na sua responsabilidade uma estratégia na mobilização de adultos e também de jovens inativos (estes ao abrigo do Plano Nacional de Implementação de uma Garantia Jovem - PNI-GJ3), para percursos de qualificação, integrando como premissa fundamental a importância e valorização da aprendizagem ao longo da vida.
- Os adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam dar continuidade ao seu percurso de qualificação ou que procurem melhorar a sua situação face ao mercado de emprego.;
- Os jovens enquadrados pela Garantia Jovem, entre os 15 e os 29 anos, que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho.
- Diagnóstico da situação do jovem/adulto (perfil; qualificações; situação profissional; percurso;).
- Apoio na identificação de respostas formativas adequadas ao perfil de cada candidato. Temos especial atenção a casos de cidadãos com deficiência, incapacidade ou em risco de exclusão.
- Processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) para adultos.
- Monitorização dos percursos dos jovens e adultos encaminhados para diferentes respostas de qualificação.
- Recolha e disseminação de informação relevante para jovens, adultos e tecido empresarial.